Vale do Paraíso realiza o 1° Fórum Comunitário Selo UNICEF

Após a adesão ao Selo UNICEF, Vale do Paraíso avança rumo à certificação com a realização do 1º Fórum Comunitário, o município aderiu a edição 2021-2024. O 1º Fórum Comunitário ocorreu nesta quarta-feira (09/03/2022), na Sede do CRAS.

Para garantir a participação popular no evento, a comissão intersetorial do Selo UNICEF convidou representantes de diversos setores da gestão, saúde, educação, esporte e cultura, e da sociedade civil. Houve apresentação dos cantores Otávio e Maysa, presença dos alunos da rede municipal de ensino da Escola Ivonete Venâncio, palestra sobre gravidez na adolescência com a enfermeira Cícera, palestra sobre racismo com a Assistente Social Flavinéia Cristina e apresentação do Clube de Aventureiros Lírios do Vale da Igreja Adventista do 7º Dia, representada também pelo Pastor Alexandre, e apresentação dos adolescentes integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).

A articuladora do município, a servidora Roseli, destacou que o 1º Fórum Comunitário marca o compromisso da gestão municipal com a causa da infância e adolescência.

Este é um momento ímpar de construção coletiva e planejamento de políticas públicas que possam tornar mais digna a vida de cada menino e de cada menina no município. “O 1º Fórum Comunitário é o momento estratégico do município para que ele se organize e planeje as ações de acordo com a sua realidade, olhando para os seus dados, seus pontos fortes e fracos e, principalmente, abrindo espaço para a participação cidadã de adolescentes, jovens, adultos e outras instituições”, ressaltou a Prefeita Poliana Gasqui.

O que é ?

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Para que serve

Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea. O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

Deixe um comentário