O 2º Encontro de Técnicos e Secretários para tratar do Projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas aconteceu nos dias 09 e 10 de maio em Ji-Paraná. Vale do Paraíso também foi representado na ação. O Projeto é de autoria do Dr. juiz Maximiliano Deitos que trabalha em parceria com vários municípios no interior de Rondônia.
Em Vale do Paraíso a parceria tem trazido grandes resultados por meio da Secretaria Municipal de Meio ambiente, que está trabalhando em projetos para desenvolver medidas de reflorestamento e prevenção ao desmatamento, como por exemplo, a construção do Viveiro Municipal.
A iniciativa é denominada “Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas” e teve início no ano de 2021, quando houve um alto volume de madeiras apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal e Polícia Ambiental. Em reunião com a Sedam e Prefeituras ficou estabelecido em um termo de parceria que a justiça iria direcionar cargas de madeiras apreendidas de diversas essências como ipê, itaúba, jequitibá, tauari, copaíba, abiurana, táxi, jatobá, cupiúba – aos municípios para que construíssem viveiros locais com intuito de fomentar ações ambientais. “É o produto do crime ambiental sendo efetivamente revertido para recuperação e projetos ambientais em benefício da sociedade rondoniense”, destaca o juiz Maximiliano.