A Prefeitura de Vale do Paraíso, por meio da SEMSAU (Secretaria Municipal de Saúde), SEMTAS (Secretaria de Assistência Social) e CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), realizou nesta segunda-feira (01/06) uma ação conjunta no Dia Mundial de Combate ao Fumo.
A Assistente Social Ludimilla Reis, Enfermeira Maria Cícera e o Médico Dr. Wheverton Araújo, explicaram os malefícios que o cigarro causa no organismo e as ações que a gestão pública realiza para alertar a população sobre o tema.
O Dr. Wheverton Araújo ressaltou que, aqueles que pretendem deixar o hábito de fumar podem procurar as UBS de Vale do Paraíso, e assim, será acompanhado pela equipe com orientações e tratamento, sem custo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemia global do tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas a cada ano. Desse total, mais de 6 milhões correspondem a fumantes regulares de tabaco, enquanto que cerca de 890 mil correspondem a fumantes passivos, que estiveram expostos à fumaça do cigarro.
O tabagismo é, reconhecidamente, uma doença crônica e um fator de risco para cerca de 50 doenças, entre elas o câncer, a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e as doenças cardiovasculares.
Acompanhe o vídeo explicativo logo abaixo: