SEMAPEM, Centro de Estudos Rioterra e colaboradores realizam mutirão de reflorestamento em áreas degradadas de Vale do Paraíso

A Prefeitura de Vale do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou no último dia 05/12/23, na Linha 613, na propriedade do Sr. Aderlúcio, zona rural do município, de um mutirão de plantio para reflorestamento de áreas de Preservação Permanente (APP). A ação é uma realização em parceria com o Centro de Estudos Rioterra (do projeto e o Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – RIOTERRA (recuperando áreas de preservação permanente de nascentes e rios e áreas de reserva legal). e parceiros: Governo do Estado de Rondônia, EMATER. APRUC, COOFASS e IDER JI-PARANÁ.

Nosso foco tem sido reflorestar as nascentes dos principais rios da região além de áreas de preservação permanente (APP). Essa ação contínua visa sensibilizar os produtores, por meio da educação ambiental, para a adequação ambiental das propriedades rurais degradadas, com a recuperação das áreas de preservação permanente e a recomposição de reserva legal. Além disso, fortalece a importância da adoção das boas práticas agrícolas que tanto orientamos”, disse o Secretário da SEMAPEM.

O produtor Martiliano da Associação APRUC – Associação dos Produtores Rurais Colibri, sensibilizado com a escassez de água no Distrito de Santa Rosa entende sobre a importância de mutirão para recuperar em conjunto com os produtores da região a recuperação das nascentes do Rio Fortaleza.