A Prefeita Poliana Gasqui acompanhada do Secretário substituto da SEMTAS, Rodrigo Frank, participaram de uma reunião importante na Sede do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia- IDEP em Porto Velho no dia 19 de maio.
A visita busca uma parceria da instituição com Vale do Paraíso para a realização de cursos profissionalizantes para moradores do município afim de fortalecer e ampliar a educação profissional local.
A presidente do Idep, Adir Josefa, salientou que oportunizar ensino profissionalizante com cursos gratuitos de curta duração beneficia estudante e empresas que precisam de colaboradores capacitados. “A educação profissional abre portas para quem está iniciando a carreira e a quem precisa fazer uma reconversão, ou seja, reinventar- se para ocupar novos postos de trabalho”. A diretora pedagógica da instituição de ensino profissionalizante, Sylvana Ventura, também participou da reunião.
O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep é uma autarquia, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, dotada de autonomia administrativa, pedagógica, disciplinar, financeira, orçamentária e patrimonial, órgão gestor da Política de Educação Profissional do Estado de Rondônia.
Criado em dezembro de 2016, por meio da Lei Complementar 908/2016, o Idep tem o propósito de oferecer à sociedade rondoniense inúmeras oportunidades educacionais gratuitas e potencialização das forças de trabalho, como marco de sustentação e fortalecimento da capacidade profissional produtiva para o desenvolvimento competitivo do Estado, sendo legítimo parceiro das políticas sócio educacionais.
O propósito do Idep é contribuir com o desenvolvimento e melhoria da qualidade da educação com a profissionalização, onde o cidadão recebe uma formação robusta, pois amplia suas oportunidades através de cursos de habilitação técnica, qualificação profissional e formação inicial, seja para o trabalho imediato, empreender o próprio negócio ou para a continuidade de estudos no Nível Tecnológico ou Superior.