Na noite desta quinta-feira (04/08/2022) a equipe do Projeto Saber Viver, em parceria com a Prefeitura de Vale do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na Escola Tubarão, audiência pública para socialização do Prognóstico do Saneamento Básico do município. Estiveram presentes a técnica auxiliar de comunicação, Débora Cristina Castro de Sousa, Engenheiro Civil, David Maciel, Prefeita Poliana Gasqui, Secretário da SEMAPEM, Daniel Gazolli, além de vereadores, servidores municipais e estaduais, representantes de entidades e população em geral.
O Saber Viver é uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e a Funasa. O projeto visa assessorar tecnicamente a gestão municipal de Vale do Paraíso na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
A iniciativa busca informar e conscientizar o cidadão quanto à realidade do saneamento básico, considerando que ele é fator fundamental para a segurança e para a promoção da saúde aos cidadãos. Na audiência, foi socializado o prognóstico referente às condições dos serviços do saneamento básico prestados à população de Vale do Paraíso. Segundo os organizadores, foram concluídas as etapas fundamentais para a elaboração de um plano de saneamento consciente e consistente, como o diagnóstico, que levanta todas as carências e demandas dos sistemas de saneamento no município, e se chegou ao prognóstico, momento fundamental, que é a proposição dos objetivos e metas que irão sanear as deficiências levantadas no diagnóstico. Nessa etapa, serão estabelecidas soluções graduais e progressivas, com proposição de metas de curto, médio ou longo prazo, além das de implementação imediata, voltadas para a universalização do acesso aos serviços, com base na legislação vigente.