Para defender que a saúde é um direito de todos e estimular a participação da população para a melhoria do serviço público de saúde, a Prefeitura de Vale do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realizou a 5ª Conferência Municipal de Saúde nos dias 30 e 31 de março nas dependências do salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Guia. O tema da conferência foi “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, e tem o objetivo de discutir os novos desafios do Sistema Único de Saúde no período pós pandêmico e os problemas enfrentados pelos usuários da rede pública na atenção a saúde.
Estiveram presentes o Secretário Municipal de Saúde, Cartegiane, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Natanael, além de servidores da área da saúde, membros do Conselho Municipal de Saúde, secretários municipais, alunos e comunidade em geral. Os palestrantes convidados, Edna Maria e Clebson André, explanaram diversos assuntos para os participantes, com palestras voltadas para o aprimoramento da saúde municipal.
Para a Prefeita Poliana Gasqui a conferência foi um momento importante para debater as necessidades da população e encaminhar soluções. “Sabemos que algumas questões relacionadas ao acesso a saúde ainda tem que ser melhoradas, e esse é o momento de reunir todos; usuários, profissionais da área e gestores, para definir prioridades e apontar os meios para superação do problema. O SUS tem responsabilidade compartilhada entre União, estados e municípios, e todos devem contribuir para melhorar o serviço”, afirmou.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Natanael falou sobre a finalidade do encontro. “A conferência avalia a situação de saúde da população, a estrutura das redes de serviços e de atenção a saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e ajuda a formular diretrizes para o plano municipal de saúde”, afirmou.
O Conselho Municipal de Saúde é um órgão deliberativo na formulação e execução da política municipal de saúde. Inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção e controle social. O funcionamento do CMS prevê reuniões plenárias mensais e extraordinárias, comissão executiva, comissões permanentes e temáticas.
A organização, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde agradecem a participação de todos na 5ª Conferência Municipal de Saúde.