NOVEMBRO AZUL: Ações são realizadas em prol da saúde masculina na cidade e distrito

A Secretaria de Saúde de de Vale do Paraíso promoveu diversas ações neste mês de novembro em prol da saúde masculina. Médicos, enfermeiros, técnicos, realizaram uma programação especial neste mês alusivo à Campanha Novembro Azul na cidade e distrito Santa Rosa e contou com orientações sobre saúde do homem com os médicos das equipes, atualização do cartão de vacina, entrega de pedidos de exames de rotina, testes rápidos de Hepatide B e C, HIV e Sífilis, também houve sorteio de brindes e lanches.

Para além de promover conscientização, a campanha Novembro Azul busca incentivar os homens a cuidarem da sua saúde e bem-estar. Desta forma, a Prefeitura de Vale do Paraíso, por neio da Secretaria Municipal da Saúde, durante todo mês de novembro, está promovendo ações com esse intuito, oferecendo diariamente serviços para acompanhamento da saúde, visando a prevenção de doenças contra o câncer de próstata, diabetes, hipertensão, entre outros, e assim assegurar qualidade de vida para esse público.

Tendo em vista todos os dados relacionados à saúde do homem, e levando em consideração pesquisas que provam que os homens se cuidam menos, a Secretaria de Saúde foca principalmente nos cuidados preventivos relacionados ao câncer de próstata.  “Ainda existem preconceitos em relação a esse exame. Mas de acordo com o Ministério da Saúde, é recomendável que todo homem, a partir dos 40 anos, faça o exame do PSA. E a partir daí o médico avalia a necessidade de se fazer o exame de toque ou não. A prevenção é sempre o melhor caminho, então quando a gente previne, evita possíveis doenças e surpresas. Também é importante prevenir contra a hipertensão, diabetes e alguns cânceres, para que a gente busque evitar complicações dessas doenças”, afirmou a enfermeira coordenadora da Atenção Básica Cícera Andrade.

As equipes do Programa Saúde da Família Urbano e Rural agradecem a participação de todos os homens nestas ações e todos aqueles que colaboraram com a doação de brindes. Prefeitura e Societade caminhando juntos para fortalecer às práticas preventivas.