Foi um sucesso o 2º Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia em Vale do Paraíso

Em sua 2ª edição, o “Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia” aconteceu neste domingo (19) em Vale do Paraíso. O festival aconteceu simultaneamente nas 27 Unidades da Federação.

Em nosso Estado foi promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Emater e Prefeituras, por meio das Secretarias de Agricultura, tem por objetivo promover, divulgar e incentivar o consumo do tambaqui dentro e fora do Estado, além de abrir novos mercados e gerar novas oportunidades de negócios.

As equipes da EMATER, Secretaria Municipal de Agricultura e voluntários chegaram cedo ao CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) para a preparação das bandas de tambaqui, que foram assadas e entregues com papel alumínio em caixas de papelão personalizadas. Mais de 300 bandas de tambaqui foram vendidas.
Toda a arrecadação será destinada à Associação Unidos pela Vida. Os peixes para o festival foram doados por produtores, com tratamento em agroindústrias e frigoríficos.

Em Vale do Paraíso, a Agroindústria de Pescado Rodrigues também contribuiu na seleção e logística. Rondônia, que é o maior produtor de peixes nativos em cativeiro do Norte e o terceiro maior produtor do Brasil, atingindo uma produção média de 65.500 mil toneladas em 2020, de acordo com o anuário da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR 2021), tem hoje o tambaqui representando 90% dessa produção.

Deixe um comentário