AGRICULTURA FORTALECIDA: Prefeitura valoriza produtores locais e adquire quase 100 mil reais de frutas e verduras para a merenda escolar em 2023

A alimentação escolar é um eixo fundamental para a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional, sendo adquirida com recursos financeiro próprio e do FNDE através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sendo planejada pela nutricionista Cristina Gonçalves Mota.

A oferta de uma alimentação escolar não depende apenas de quem planeja, mas a execução é parte fundamental para que ela aconteça e, no nosso município não seria diferente, contamos com o empenho e dedicação da chefe da unidade de planejamento e processos da SEMECE, Euricleia Sacaramuci Vargas, que não mede esforços em dar andamento aos processos para que os alimentos cheguem até as escolas, a auxiliar do setor de nutrição, Celiane de Jesus Costa com seu empenho e dedicação em receber, separar e encaminhar cada item para cada uma das escolas juntamente com o motorista da educação Eliano Ambrosio da Costa e as merendeiras escolares e suas auxiliares que preparam cada refeição com amor e cuidado.

No ano de 2023 foi investido na alimentação escolar R$297.518,35 entre recurso do governo federal e recurso próprio. Na agricultura familiar foi investido R$ 97.435,53 no ano de 2023 através da chamada pública, se comparado aos dois últimos anos observamos um crescimento tanto em quantidade de agricultores participantes do Programa (PNAE), que em 2021 e 2022 havia apenas 5 agricultores e hoje temos um total de 12 inscritos. Em 2021 (setembro à dezembro), foi investido R$ 4.967,30, em 2022 R$  36.357,64  e em 2023   R$   97.435,53  um crescimento de 268% comparado ao ano de 2022, atingindo quase 100% do recurso repassado pelo governo federal apenas em produtos da agricultura local.

A chamada pública da agricultura familiar tem por objetivo a aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar local para atender os alunos da rede de ensino e contribuir com a renda dos agricultores do município. Este ano o chamamento publico contemplou itens como, alface, couve, cheiro verde, milho verde, tomate, abóbora, laranja, banana, polpas de fruta, leite e entre outros produtos ofertados na região contemplando 37 itens.

Para o ano de 2024 a SEMECE planeja atender mais agricultores interessados e aumentar a diversidade de produtos recebidos.

Agricultores de Vale do Paraíso que fazem parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNA, participaram de uma reunião na manhã desta sexta-feira, 16 de junho de 2023, na sede da Prefeitura Municipal. Também estiveram presentes a Prefeita Poliana Gasqui, Secretário Municipal de Educação Enivaldo Teodoro e a Nutricionista responsável pelo programa no município, Cristina Gonçalves.

A SEMECE (Secretaria de Educação) tem o compromisso de oferecer no cardápio da merenda escolar, itens variados como verduras, frutas e legumes, com o intuito de levar uma merenda escolar cada vez mais saudável para os alunos da rede municipal. De acordo com Cristina, nutricionista da SEMECE, “este encontro com os agricultores é positivo para o bom andamento do programa”. Ela acrescentou ainda que “além de alinharmos com os agricultores toda a expectativa de fornecimento, é importante que se atenda às exigências de qualidade”.

Enivaldo Teodoro, secretário de Educação, destacou que o fortalecimento das parcerias entre os produtores e as escolas é essencial para garantir uma alimentação saudável e acessível para toda a comunidade. Com este programa, é possível beneficiar os alunos municipais com itens de qualidade na merenda.

A Prefeita Poliana Gasqui tem dado todo o apoio necessário, parabenizou os novos agricultores integrantes do programa e ressaltou “Estamos comprometidos em aprimorar e fortalecer esse programa, estabelecendo parcerias entre os produtores e as escolas para garantir a qualidade dos alimentos fornecidos. Vamos incentivar a agricultura familiar e o fortalecimento de parcerias entre as escolas e os produtores locais” finalizou.